top of page

Vinicius Junior recebe Prêmio Sócrates

Projeto social do atacante Vinicius Junior fatura troféu da revista France Football para ações de solidariedade promovidas por jogadores de futebol



O atacante Vinicius Junior conquistou o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2023, nesta segunda-feira. O brasileiro faturou o troféu pelo trabalho do Instituto Vini Jr, projeto social criado e presidido pelo próprio atleta, em 2020, que tem como proposta usar o futebol para inovar no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas, e também capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.


"Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", declarou Vini.


Apresentador da cerimônia, o ex-jogador e ídolo do Chelsea, o marfinense Didier Drogba, aproveitou a ocasião para cumprimentar Vinicius Junior por sua luta contra o racismo. O brasileiro comentou sobre o tema.


— Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso.

O projeto de Vini foi eleito superando a Fundação Alex Morgan, da jogadora Alex Morgan, dos Estados Unidos; a Academia Oshoala, da jogadora nigeriana Asisat Oshoala; a Fundação Antonio Rüdiger, do zagueiro do Real Madrid; e a Força-Tarefa “Child Food Poverty”, do atacante Marcus Rashford, do Manchester United.



— Enquanto o Brasil enfrenta forte desigualdade social, que se manifesta em acesso à educação de qualidade para todos, o Instituto Vini Jr propõe soluções pedagógicas inovadoras para lidar com o problema. As ações do instituto também visam reduzir a divisão digital no Brasil entre o sistema público de educação e as escolas públicas, o que foi acentuado durante a pandemia de Covid-19 — comentou a France Football no momento da indicação de Vini.


O objetivo dessas salas é aplicar um método que traga as disciplinas tradicionais do currículo para um universo mais lúdico, utilizando a linguagem do futebol para isso, através de um software educativo em smartphones e tablets. As salas também têm ambientação inspirada em elementos do futebol, criadas em espaços que tinham pouca utilização anterior.


O Prêmio Sócrates foi criado pela revista France Football no ano passado, para identificar e homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol. O primeiro ganhador foi o atacante Sadio Mané.

Comments


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page