top of page

Vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas


Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma problemática envolvendo o manancial. O alerta foi intensificado nesta terça-feira (16) devido às fortes chuvas que atingem a região e os vídeos espalhados nas redes sociais.


O surgimento de uma “bomba d´água” na ensecadeira (barragem provisória enquanto as compartas antigas do açude são substituídas – caso semelhante acontece na Barragem das Traíras) vem gerando pânico na população que mora nas proximidades.


Com a lentidão das obras de recuperação da parede e modernização das comportas de Boqueirão, as famílias que residem às margens do rio Piranhas estão temendo algo pior, mas o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) tratou de esclarecer através de nota, que tem adotado algumas ações na barragem para evitar problemas. 


“Desde a última segunda-feira (15) foi observado uma redução significativa no nível de água, com uma diminuição de 10 centímetros. Com isso, para garantir a segurança das comunidades ribeirinhas, uma equipe especializada está realizando monitoramento contínuos no local. Se necessário, faremos o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”, diz o órgão.

Comments


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page