Tomate estraga rápido na sua geladeira? Veja como fazer a fruta durar.
- Bolin Divulgações
- 8 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

O tomate é uma estrela da gastronomia. O fruto vermelho é um favorito popular, sendo uma das hortaliças mais consumidas do Brasil e amplamente cultivada em muitos estados.
A validade de um tomate após ser colhido dependerá do cuidado na colheita, do uso ou não de agrotóxicos e das condições de acondicionamento e manuseio no local de venda. Como se trata de um fruto delicado, lesões, amassados e furos tendem a ser "graves" e podem contribuir para que ele estrague mais rápido, já que aumentam o contato com o ar e com a umidade, e também podem ser porta de entrada para insetos e microrganismos.
Quando mantido em temperatura ambiente, o tomate pode ser consumido de três a sete dias com a mesma firmeza, cor, textura, sabor e aparência. Se mantido em geladeira, o prazo aumenta, podendo durar até de nove a dez dias.
Como fazer para que o tomate dure mais?
Armazenar os tomates na geladeira permite que eles durem por mais tempo, já que o frio diminui o metabolismo celular e retarda a deterioração. Só é preciso ficar atento para não danificar os tomates com frio excessivo a temperatura ideal é entre 7 e 10°C.
O melhor é guardar na geladeira ou fora dela?
O armazenamento em geladeira não impacta as qualidades nutricionais do tomate, mas o frio não pode ser muito intenso. O frio muito intenso pode causar manchas escuras e o tomate pode ficar com aspecto aguado, apresentar podridão e amolecimento. Além da temperatura, o tempo de exposição ao frio também é determinante.