O Governo do Rio Grande do Norte iniciou os ritos para a realização de dois concursos públicos nos próximos meses: um inédito para o provimento de 180 vagas no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e outro com previsão de 384 vagas e cadastro de reserva para a Saúde Pública. Ambos os certames estão sendo aguardados há muito tempo.
No dia 12 de julho de 2024, a governadora Fátima Bezerra, junto ao Ministério Público de Contas do RN, assinou o quarto aditivo do Termo de Ajuste de Gestão (TAG), que permitiu a retomada do concurso público do Idema. Um mês após, no dia 12 de agosto, foi instituída, por meio da Portaria nº 1806, a Comissão Especial que será responsável pela realização do certame.
A Comissão será presidida pelo subsecretário de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Carlos Cerveira, e tem como membros titulares outros seis servidores, além de dois suplentes; todos eles da Sead e do Idema. A equipe fica responsável para dar continuidade nas etapas necessárias para a realização dos trâmites administrativos.
O Idema foi criado há 50 anos e nesse meio século nunca teve a realização de concurso para a composição do corpo de servidores efetivos do órgão. Atualmente o quadro de servidores é formado por trabalhadores temporários nas atividades de fiscalização e licenciamento ambiental.
Existe uma necessidade atual de 180 servidores de provimento efetivo, baseado no plano de reestruturação administrativa do próprio instituto. Em relação a isso, pode-se destacar a aprovação da Lei Complementar Estadual nº 751/2024, que dispõe sobre a criação dos 180 cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental para estutura do órgão. “A expectativa é que a banca escolhida seja contratada até o mês de novembro e o edital do concurso possa ser publicado no mês de janeiro de 2025”, afirmou Cerveira.
Commentaires