top of page

Mossoró é o terceiro município potiguar com maior população em situação de rua



O município de Mossoró/RN tem a terceira maior população em situação de rua do Rio Grande do Norte. A informação é do relatório do Censo da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte, realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).


De acordo com o levantamento, são 70 pessoas vivendo na rua em situação de vulnerabilidade na capital do Oeste Potiguar. No ranking, Mossoró fica atrás de Natal, que 1.491 pessoas em situação de rua e de Parnamirim, que tem 103 pessoas. Em quarto e quinto lugar estão Extremoz, com 68 pessoas e São José de Mipibu com 48. Mossoró é o único que não se encontra na Região Metropolitana de Natal.


No total, atualmente são 2.202 pessoas espalhadas por 49 municípios potiguares.


O Censo da População em Situação de Rua foi realizado em todas as regiões do RN de outubro de 2021 até maio de 2022, e identificou que a maior porcentagem dessas pessoas (27,8%) estão em situação de rua há mais de 10 anos.


Sobre o perfil das pessoas que vivem na rua no estado, 74,9% são homens e 25,1% são mulheres. 76,37% pessoas são pretas ou pardas, e a maioria (25,8%) tem entre 36 e 45 anos.


Ainda segundo o levantamento, entre os motivos que levaram os potiguares a ficarem em situação de rua durante a pandemia, os dados demonstram que a maioria, 30%, foi em decorrência da perda de trabalho. 16% foram para a rua após perder a moradia ou a renda, 10% por perda de familiares e 13% por outros motivos.

Comments


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page