top of page

Médicos retiram tumor de 10kg de paciente que esperava por cirurgia há dois anos



Médicos cirurgiões do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos/RN, retiraram um tumor de 10kg do ovário de uma paciente nessa segunda-feira (7). Segundo a equipe médica, a mulher de 45 anos esperava pela cirurgia há dois anos.


De acordo com Anderson Neves, cirurgião geral da unidade, a paciente já tinha histórico de cisto no ovário há alguns anos e procurou o Hospital nas últimas semanas após perceber uma piora dos sintomas. “Segundo o relato dela, a cerca de dois anos aguardava a realização do procedimento para retirada do cisto, que acabou não sendo feito.


Nesse período a paciente percebeu um aumento da lesão e uma piora dos sintomas, então voltou a procurar assistência médica para tentar resolver o problema”, explicou o cirurgião.

Após as consultas, a equipe médica concluiu que o tumor tinha características comuns a tumores benignos e resolveu realizar a cirurgia no próprio Hospital de Currais Novos nessa segunda. Durante o procedimento, os médicos se depararam com o cisto de 10kg no ovário direito.


“O procedimento transcorreu sem nenhuma intercorrência. Conseguimos retirar a trompa e ovário acometidos pela doença, a paciente evoluiu bem no pós-operatório e recebeu alta hoje (8)”, contou Anderson Neves.


Os exames previam que o tumor fosse benigno, o que deve ser confirmado após a biopsia do material retirado.


Anderson Neves ainda explica que tumores desse tamanho não são comuns, mas podem acontecer porque os cistos tendem a crescer rápido, principalmente quando são malignos.


“Quando a lesão é benigna o comportamento é tipicamente como aconteceu nessa paciente, a lesão tem um ritmo de crescimento um pouco menor em relação à lesão maligna, e acaba causando sintomas mais compressivos, comprime bexiga, reto, o restante do intestino”, diz.

Comments


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page