top of page

Incêndio volta a aparecer no Morro do Careca e leva bombeiros a retomarem operações com helicóptero para conter as chamas

Após o incêndio ter sido controlado na terça-feira (6) após 10h, novos focos foram vistos na tarde desta quarta-feira/ Reprodução: Inter TV Cabugi / Foto: Sérgio Henrique Santos


Incêndio volta a aparecer no Morro do Careca através de focos de incêndio na tarde desta quarta-feira (7), mesmo após os bombeiros terem sido acionados e terem controlado o fogo na noite de terça-feira (6) e só conseguiram conter depois de 10 horas, finalizando na manhã do dia seguinte.


Contudo, durante a tarde desta quarta-feira, a área foi tomada por intensa fumaça, levando ao acionamento do Corpo de Bombeiros mais uma vez. O helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), foi novamente mobilizado para combater as chamas, que foram posteriormente controladas.


O Corpo de Bombeiros afirma que vai deixar equipe da corporação na localidade para combater possíveis novos focos.


Itep e Polícia Federal vão investigar incêndio


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) começou a perícia na área do Morro do Careca atingida pelo incêndio. Além disso, a Polícia Federal, devido à área ser de jurisdição da Marinha, também está conduzindo sua própria investigação no local. Dito isso só após a perícias será possível afirmar o que causou o incêndio e se foi criminoso ou não.


O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) Werner Farkatt disse que técnicos do órgão vão avaliar os danos ambientais causados.


"Estamos acompanhando desde ontem com muita angústia para avaliar quais ações serão tomadas. Neste primeiro momento as ações acontecem de forma integrada pelas forças de segurança. Somente após a área ser liberada e haver segurança para a equipe do Idema poder entrar no local e averiguar os verdadeiros danos ao ecossistema da área é que nós vamos ter uma resposta mais precisa do foi afetado de fauna e de flora", disse.


Como o incêndio foi contido?


Na noite de terça-feira (6), um incêndio atingiu o Morro do Careca, mobilizando os bombeiros, que trabalharam por mais de 10 horas para controlar as chamas até a manhã de quarta-feira.


O helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), foi utilizado para buscar água no mar e jogar sobre os focos de incêndio. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, informou que o incêndio é considerado de média proporção, mas está sob controle.


Segundo o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foram realizados 32 lançamentos de helibalde, um equipamento utilizado pela aeronave para transportar água. Ao todo, somente pelo helicóptero, foram lançados sobre o fogo mais de 10 mil litros de água.


Durante a noite e madrugada a Polícia Ambiental também entrou em ação, utilizando uma bomba costal capaz de transportar cerca de 20 litros de água. Adicionalmente, abafadores foram empregados na tentativa de conter as chamas, demonstrando um esforço conjunto para combater o incêndio.


Fonte: Blog José Patrício

Comentarios


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page