top of page

'Guerreiros do fim de semana': atividade física concentrada é tão benéfica quanto prática regular

Praticar 150 minutos de atividade física, por exemplo, em dois dias já ajuda a reduzir o risco de problemas cardiovasculares



Se você é daqueles que raramente encontra tempo na semana para fazer atividade física , um estudo recente traz uma boa notícia: é possível concentrá-la em um ou dois dias da semana e obter os mesmos benefícios para a saúde do que quem pratica de forma mais consistente (vários dias). 


Em um artigo publicado na terça-feira (18), no Jama (Jornal da Associação Médica Americana), pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, analisaram o perfil de um tipo de praticante de atividade física, o chamado "guerreiro do fim de semana". 


O trabalho foi conduzido pela equipe do cardiologista Shaan Khurshid. O time examinou dados de 89.573 indivíduos que estavam no UK Biobank, um banco de dados de saúde do Reino Unido, e que usaram acelerômetros de pulso para registrar sua atividade física total e o tempo gasto em diferentes intensidades ao longo de uma semana completa.


"Nossa análise representa o maior estudo para abordar essa questão", explicou Kurshid em comunicado. 


Entre os participantes, 33,7% eram inativos (praticavam menos de 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana).


Outros 42,2% eram os guerreiros do fim de semana (faziam pelo menos 150 minutos, com pelo menos metade sendo realizada em um ou dois dias).


Já os 24,0% restantes eram regulares ativos (se exercitavam pelo menos 150 minutos, distribuídos em vários dias).


Ao analisar as informações, os pesquisadores identificaram que ambos os padrões de atividade foram associados a riscos igualmente menores de ataque cardíaco (27% e 35% menores riscos para guerreiros do fim de semana ativos e regulares ativos, respectivamente, em comparação com inativos).


Os riscos de insuficiência cardíaca foram 38% e 36% menores, respectivamente, bem como de fibrilação atrial (22% e 19%) e derrame (21% e 17%).


"Nossas descobertas sugerem que as intervenções para aumentar a atividade física, mesmo quando concentradas em um ou dois dias por semana, podem melhorar os resultados cardiovasculares", acrescentou o autor do trabalho. 


Agora, os pesquisadores pretendem avaliar se o tipo de atividade dos guerreiros do fim de semana pode estar associado a riscos reduzidos de um espectro mais amplo de doenças.


Especialistas, porém, ressaltam que é fundamental estar com um bom preparo físico se você decidir concentrar atividades físicas de intensidade moderada ou vigorosa em poucos dias da semana. 

Comments


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page