top of page

Guerra pode se espalhar para além do Oriente Médio, diz Putin



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na 4ª feira (25.out.2023) que a guerra entre Israel e o Hamas pode se alastrar para além do Oriente Médio. As declarações foram feitas em reunião com líderes religiosos russos.


Eis a íntegra da transcrição, em inglês, do encontro, divulgada pelo Kremlin (PDF – 149 kB). “Nossa principal tarefa é parar o derramamento de sangue e a violência”, disse Putin. “Uma nova escalada da crise representa um risco de consequências graves”, continuou.

“[O conflito] Pode se espalhar para além das fronteiras do Oriente Médio”, completou.


Segundo Putin, “a luta contra o terrorismo não pode ser conduzida com base no notório princípio da responsabilidade coletiva, resultando na morte de idosos, mulheres, crianças e famílias inteiras”. Ele disse que a situação na Faixa de Gaza configura “um verdadeiro desastre humanitário”.


O presidente russo afirmou que a posição de seu país sobre o conflito entre Israel e Palestina “é bem conhecida” e “se baseia nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] que preveem a criação de 2 Estados soberanos independentes”.


Sem citar nomes, Putin afirmou que “certas forças” têm feito “tentativas” para “incitar uma maior escalada” do conflito, “arrastando outros países” e “os utilizando para os seus próprios interesses egoístas, para lançar uma onda de caos e ódio” não apenas no Oriente Médio, mas em todo o mundo.


Commentaires


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page