top of page

'Gatos' descobertos em 2024 seriam suficientes para abastecer o RN inteiro por um dia

A Neoenergia Cosern divulgou

um balanço da "Operação Varredura" relativo ao ano de 2024.


A série de ações permanentes de fiscalização da distribuidora para combater ligações clandestinas de energia (o popular "gato"), executadas em parceria com as polícias Civil e Militar, resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia que estava sendo desviada de diversas formas em todo o estado.


Para se ter uma ideia desse volume, o consumo médio de uma residência potiguar durante um mês é de 150 kWh.


Em outro comparativo maior, os quase 18 milhões de kWh recuperados pela Neoenergia Cosern ao longo do ano passado seriam suficientes para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês. Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado.


No dia 27 de fevereiro, dois responsáveis por sucatas localizadas no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal, foram conduzidos para a delegação depois de serem flagrados desviando energia elétrica.


As conduções aconteceram no âmbito da "Operação Sucata", realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), do Govern do Estado, com apoio da Neoenergia Cosern.


"Ao longo dos últimos anos, investimos e desenvolvemos sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes no sistema elétrico mais robustos. Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações clandestinas que são um risco para quem faz e para todos que estão ao redor", ressalta Angela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.

 
BANNER_ASSU.png2.png
bottom of page