top of page

MATÉRIA COMPLETA

Filme brasileiro indicado para concorrer ao Oscar 2026 tem três potiguares

ree

O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026 na categoria de “Melhor Filme Internacional”.


O longa já havia levado os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e o de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, na França. Além disso, foi selecionado para mais de 20 festivais em todo o mundo. Talvez, o que muita gente não saiba é que o longa traz a participação de três potiguares no elenco: Tânia Maria, Alice Carvalho e Kaiony Venâncio.


Tânia Maria

Tânia Maria é do município de Parelhas, região Seridó, a 245 quilômetros de Natal. Ela mora na zona rural da cidade e foi descoberta durante as filmagens do filme Bacurau, também de Kleber Mendonça Filho. Ela já gravou “Seu Cavalcanti”, “O Delegado”, “Yellow Cake” e está rodando “Almeidinha”.


A revista norte-americana Variety, especializada em previsões para o Oscar, trouxe em sua edição dessa última sexta (12) uma lista com o nome de possíveis indicadas para a categoria “Atriz Coadjuvante”, dentre elas, está a potiguar Tânia Maria, que interpreta Dona Sebastiana em “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho.

ree

Ligada nas redes sociais, Dona Tânia Maria celebrou a indicação de “O Agente Secreto” para o Oscar: 2026:


Alice Carvalho

A atriz atravessou o tapete vermelho do Festival de Cannes ao lado do elenco de “O Agente Secreto”. No filme, Alice tem pouco tempo de tela, mas é suficiente para assombrar o passado do protagonista Marcelo, interpretado por Wagner Moura, com quem contracenou e cuja personagem teve uma relação muito próxima e um fim desastroso.


Alice Carvalho também é um dos nomes em Cangaço Novo, esteve no remake da novela Renascer e também participou do longa “Ângela”, filme inspirado na vida de Ângela Diniz, assassinada em 1976 pelo namorado Doca Street.

ree

Kaiony Venâncio

O ator tem 16 anos de carreira e já atuou em Cangaço Novo”; “Maria e o Cangaço”; na série de animação “As aventuras de Nina e Xilo”; e nos filmes “Leite em Pó”, de Carlos Segundo; “Diga adeus que vai embora”, de Valério Fonseca; “Nova Amsterdam”, de Edson Soares e em “A Era do Metano”, de Marcia Lohss.


Em “O Agente Secreto”, Kaiony faz o papel de “Vilmar”, um estivador que trabalha no porto de Recife, mas que, na verdade, é um matador de aluguel.


O Oscar 2026

A lista com o nome dos países pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2026 será divulgada no dia 16 de dezembro. Já a lista final com os cinco finalistas indicados a “Melhor Filme Internacional” será anunciada no dia 22 de janeiro de 2026. O Oscar será realizado no dia 15 de março.


O Agente Secreto concorreu com “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.


O filme

Ambientado na Recife de 1977, “O Agente Secreto” trata da história de um professor universitário que foge de São Paulo depois de um desentendimento com o empresário. De volta a Recife, onde o filho mora com a avó, ele adota uma identidade falsa por questão de segurança.


O filme não faz referência direta à ditadura militar, mas ela está presente através da violência e corrupção do período retratado e nas constantes fotos de Ernesto Geisel que aparecem em alguns espaços.


Oficialmente, “O Agente Secreto” estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro.

SITE-DIVULGAÇÃO.png
bottom of page