top of page

MATÉRIA COMPLETA

Entenda por que Bolsonaro teve prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes

Ministro do STF determina prisão domiciliar de Bolsonaro após descumprimento de restrições judiciais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve a prisão domiciliar determinada nesta segunda-feira (4/8) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada após o descumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça, que tinham como objetivo limitar a atuação política e a comunicação do ex-presidente.


Na fundamentação da prisão, Moraes apontou que, mesmo após advertências, Bolsonaro e seus filhos continuaram com ações que configuram uma burla deliberada às determinações judiciais. O ministro mencionou a “produção de material pré-fabricado” destinado à divulgação por meio de “milícias digitais”.


Entre os fatos citados pelo ministro estão:

  • A participação telefônica de Bolsonaro em uma manifestação na orla de Copacabana, no dia 3 de agosto, cujo vídeo foi publicado no Instagram por Flávio Bolsonaro;

  • Postagens feitas por Eduardo Bolsonaro contendo vídeos de manifestações e ataques ao STF;

  • Declarações de Carlos Bolsonaro que incentivaram seguidores a acompanharem perfis ligados ao pai, mesmo com a proibição em vigor;

  • Uma ligação por vídeo com o deputado Nikolas Ferreira, divulgada pela imprensa e redes sociais, em que Bolsonaro atacou o Supremo.


Essas ações demonstraram, segundo Moraes, o claro descumprimento das medidas cautelares, que incluíam a proibição do uso direto ou indireto das redes sociais, recolhimento domiciliar noturno monitorado por tornozeleira eletrônica e restrição de contato com determinados investigados.


Além da prisão domiciliar, a Polícia Federal apreendeu um celular do ex-presidente para aprofundar as investigações.


Bolsonaro é investigado por crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

 
 
SITE-DIVULGAÇÃO.png
bottom of page