top of page

Chuva de meteoros terá até 120 'estrelas cadentes' por hora. Saiba como observar fenômeno no RN.


A principal chuva de meteoros do ano terá seu pico nesta quinta e sexta-feira (16) e poderá ser vista no céu do Rio Grande do Norte. Segundo especialista em astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o fenômeno será visível em todo o país e terá uma taxa de 100 meteoros por hora. A informação é do G1.


De acordo com o astrofísico José Dias do Nascimento, a visualização do fenômeno, que poderá acontecer a olho nu, terá influência no local de onde o público estiver posicionado para acompanhar a chuva.


“Cabe dizer que, no pico do evento, a quantidade de traços no céu notadas, as chamadas “estrelas cadentes”, vai depender de onde a pessoa estará. Em locais como a cidade de Caicó, com uma visualização mais limpa, será possível ver até 120 meteoros por hora. Caso esteja aqui em Natal, em alguns locais mais poluídos e com outras influências, perceberá muito menos”, explicou.


Ainda segundo José Dias, as gemínidas são chuvas de meteoros resultantes do momento em que a terra está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde existem muitos detritos pelo caminho.


Este fenômeno é anual e característico deste mês de dezembro. Descoberto nos anos 80, a chuva é conhecida pelos grandes meteoros coloridos que formam uma bela imagem.

Comments


BANNER_SAO_JOAO_2024_SITE.png
bottom of page