Depois de sete anos sem um representante na Fórmula 1, o Brasil retorna a marcar presença no cenário automobilístico com o anúncio do paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, na Sauber-Audi. O brasileiro vai completar o grid e competir com durante toda a temporada de 2025.
O nome de Bortoleto já era uma das especulações para integrar a F1 em 2025 e a informação foi confirmada logo após o GP de São Paulo, que ocorreu no último domingo 3. O brasileiro ocupará a vaga de Valtteri Bottas ao lado de Nico Hulkenberg, que deverá deixar a Haas no próximo ano.
Gabriel Bortoleto é líder da Fórmula 2 atualmente e foi campeão da Fórmula 3 em 2023. Ele é o primeiro piloto brasileiro a integrar o grid desde a aposentadoria de Felipe Massa pela Williams, em 2017. Em entrevista coletiva nesta quarta 6, ele disse que não vai ser fácil no início, mas está confiante.
“Tem bastante trabalho a fazer, tanto do meu lado quanto do lado da equipe. Mas a gente está confiante de que as coisas vão dar certo, que a gente vai progredir juntos, tanto do lado deles com o carro quando do meu lado como piloto. Estou bem animado para isso. Vai ser uma jornada incrível”, disse.