top of page

Anvisa proíbe bala “Metbala”, com tadalafila, divulgada por influenciador Jon Vlogs

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes da bala “Metbala”, à base de tadalafila. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, o produto, do tipo gummy e produzido pela empresa FB Manipulação Ltda., não possui qualquer registro ou autorização da agência, o que caracteriza comercialização irregular. Ainda de acordo com a Anvisa, a empresa responsável não está habilitada para fabricar medicamentos.


O caso ganhou repercussão após o influenciador digital Jon Vlogs divulgar a bala como sendo “100% legalizada e aprovada pela Anvisa”, o que foi desmentido pela agência reguladora.


A proibição também se estende a qualquer pessoa física, empresa ou veículo de comunicação que esteja promovendo ou vendendo o produto. A Anvisa reforçou que a venda de medicamentos é restrita a farmácias e drogarias autorizadas, e que o registro sanitário é obrigatório para comprovar eficácia, segurança e qualidade.


A tadalafila, princípio ativo do produto, é indicada para o tratamento da disfunção erétil e só pode ser utilizada com prescrição médica, mediante avaliação clínica.


“A automedicação coloca a saúde em risco. Produtos irregulares não são inofensivos, e a divulgação ou venda sem autorização também configura infração sanitária, sujeita a penalidades, como multas”, alertou a agência em nota oficial.

SAO-JOAO-DO-ASSU-BANNER-SITE.png
bottom of page